focoenem.com.br

Concurso GCM Sobral: prefeitura anuncia 220 vagas até 2026

A Prefeitura de Sobral confirmou a realização de um novo concurso para a Guarda Civil Municipal. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Sobral recentemente.

Novo concurso da GCM Sobral anunciado

O novo certame prevê a oferta de 220 vagas para o cargo de guarda civil municipal. A iniciativa visa reforçar o policiamento administrativo e modernizar a segurança pública do município cearense até 2026.

Expectativa de 220 novas vagas

Para concorrer, os interessados devem possuir ensino médio completo. Baseado no último edital, as exigências incluem idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,62m para homens e 1,55m para mulheres.

Requisitos básicos para o cargo

A remuneração inicial de referência é de R$ 2.266,59. O valor é composto pelo vencimento base somado a gratificações, além de estabilidade financeira e progressões previstas na legislação municipal de Sobral.

Remuneração e benefícios previstos

Os trâmites estão em fase inicial e a banca organizadora ainda será definida. Como o anúncio é oficial, os preparativos administrativos seguem em andamento para a publicação do edital nos próximos anos.

Situação atual do certame

A seleção anterior ofertou 33 vagas imediatas mais cadastro reserva. Na época, o concurso atraiu diversos candidatos em busca de estabilidade após o estágio probatório na administração pública municipal.

Como foi o último concurso em 2021

A avaliação teórica costuma ter questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Código de Trânsito Brasileiro. Legislações municipais e especiais também são recorrentes nos testes.

Provas objetivas e disciplinas

O TAF é uma etapa eliminatória rigorosa. Os candidatos devem realizar exercícios de barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos. O preparo físico antecipado é fundamental para a aprovação final.

Teste de aptidão física (TAF)

Além das provas, o concurso exige avaliação psicológica, inspeção de saúde, exame toxicológico e investigação social. A fase final consiste no curso de formação profissional para os candidatos aprovados.

Etapas complementares da seleção

Além das provas, o concurso exige avaliação psicológica, inspeção de saúde, exame toxicológico e investigação social. A fase final consiste no curso de formação profissional para os candidatos aprovados.

Prepare-se para o edital até 2026

Contato

Tem uma pergunta, um comentário? Quer colaborar de alguma forma? Só tem algo legal para dizer? Eu adoraria ouvir de você! Envie-me uma mensagem. Obrigado! Email: