Trudruá Dorrico: pioneira no vestibular USP
Trudruá Dorrico é a primeira autora indígena a integrar as leituras obrigatórias do vestibular da USP, marcando a história literária.
Trudruá Dorrico é a primeira autora indígena a integrar as leituras obrigatórias do vestibular da USP, marcando a história literária.
Fuvest 2030 inclui autores indígenas, retorno de Machado de Assis e diversidade literária em sua nova lista de leitura.
Prepare-se para a segunda fase da Fuvest 2026 com os principais destaques de “Nebulosas”, obra essencial de Narcisa Amália!
Aprenda a diferenciar e reconhecer a ironia e o humor em textos da literatura brasileira para interpretar questões com precisão.
Aprofunde sua leitura de poemas ao dominar o sentido figurado, a metáfora e a metonímia, figuras essenciais da linguagem poética.
Conheça as principais autoras da literatura feminina brasileira e os temas que são destaque no ENEM e nos vestibulares do país.
Entenda como a genialidade de Machado de Assis e seu uso da intertextualidade continuam a moldar os escritores brasileiros de hoje.
Aprenda a fazer uma leitura estratégica das cartas e relatos de viagem do Quinhentismo, a primeira manifestação literária do Brasil.
Entenda como as vanguardas europeias, como o Cubismo e o Futurismo, influenciaram a revolução artística do Modernismo no Brasil.
Conheça os principais autores e obras da segunda fase do Modernismo no Brasil, a Geração de 30, e prepare-se para o ENEM.