Início » Conteúdos de química mais cobrados no Enem

Conteúdos de química mais cobrados no Enem

Quimica no enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos maiores e mais importantes exames do Brasil, e representa um marco na trajetória de muitos estudantes rumo ao ensino superior. Dentro das Ciências da Natureza, a química é uma das disciplinas que se destaca, trazendo uma série de conteúdos que são frequentes nas provas. Para ajudar você a se preparar melhor e potencializar seus estudos, vamos detalhar os tópicos de química que mais caem no Enem.

Misturas e Técnicas de separação

Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras e possuem propriedades físicas variáveis. Elas podem ser classificadas como homogêneas, apresentando uma única fase, ou heterogêneas, com mais de uma fase. Na vida cotidiana, encontramos uma grande diversidade de misturas, o que demanda técnicas específicas para sua separação.

Um exemplo recorrente no Enem é a destilação, uma técnica usada para separar misturas homogêneas, como a água e o sal. A prova explora frequentemente a aplicação industrial dessas técnicas, como no tratamento de água e efluentes ou na obtenção de derivados do petróleo.

Forças intermoleculares e Polaridade

As forças intermoleculares são responsáveis por manter as moléculas unidas e influenciam diversas propriedades da matéria, tais como solubilidade, estado físico, e temperaturas de fusão e de ebulição. O tipo de força intermolecular predominante depende da polaridade da molécula e da natureza dos átomos envolvidos.

Exemplo de questão:

Enunciado: Carvão ativado é utilizado para remover benzeno do meio ambiente através de adsorção. As interações que ocorrem são:
A) Ligações dissulfeto.
B) Ligações covalentes.
C) Ligações de hidrogênio.
D) Interações dipolo induzido – dipolo induzido.
E) Interações dipolo permanente – dipolo permanente.

Resposta: Alternativa D – Interações dipolo induzido – dipolo induzido, uma vez que ambos são compostos apolares.

Eletroquímica

A eletroquímica estuda a conversão de energia química em energia elétrica através de reações de oxidação-redução. Temas envolvendo pilhas, baterias, eletrólise, e corrosão de metais são frequentemente abordados.

Estequiometria

Estequiometria envolve cálculos das quantidades de substâncias em reações químicas, considerando as leis de conservação da massa. Englobam cálculos de rendimento, pureza, e excesso de reagentes, sendo necessário também dominar as fórmulas químicas e o balanceamento de equações.

Termoquímica

Termoquímica trata do calor envolvido nas reações químicas. Reações endotérmicas absorvem energia e reações exotérmicas liberam energia, sendo importante entender a variação de entalpia (ΔH).

Química orgânica

Estuda compostos formados basicamente por carbono, essenciais à vida. Destacam-se as funções orgânicas, nomenclatura, reações e combustíveis.

Exemplo de questão:

Enunciado: A curcumina possui funções orgânicas de éter e fenol.
A) Éter e álcool.
B) Éter e fenol.
C) Éster e fenol.

Resposta: Alternativa B – Éter e fenol.

Química Inorgânica

Explora compostos não formados por carbono. Funções inorgânicas, teorias ácido-base, e escala de pH são cruciais e frequentemente relacionadas a outras disciplinas.

Química ambiental

Relaciona-se à importância ecológica e à sustentabilidade, abordando gases de efeito estufa, aquecimento global, entre outros.

Soluções

Misturas homogêneas de solutos em solventes, com foco em solubilidade, diluições e titulações.

Equilíbrio químico

Condição onde reações diretas e inversas ocorrem com mesma velocidade, podendo ser perturbado por variações de concentração, temperatura e pressão.

Estudar esses tópicos com atenção e prática pode aumentar significativamente suas chances de sucesso no Enem, garantindo uma boa preparação e entendimento das questões. Complemente seus estudos lendo sobre os assuntos que mais frequentes em Biologia no Enem e arrase em ciências da natureza e suas tecnologias.