O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, apresentou-se como uma oportunidade menos árdua para os estudantes, segundo a avaliação dos professores consultados pelo Foco Enem. Com enfoque em Matemática e Ciências da Natureza, a prova surpreendeu pela sua aparente simplicidade, facilitada, em parte, por recursos visuais que tornaram a leitura e interpretação mais rápidas.
De acordo com Joyce de Sousa, especialista em avaliações do SAS Educação, a prova não possuía muitas armadilhas ou questões que exigissem um nível elevado de dificuldade. "Com uma boa gestão de tempo", afirma a especialista, "o aluno poderia resolver o exame tranquilamente". A abordagem familiar aos estudantes, com temas recorrentes e esperados, contribuiu para essa percepção.
O que você vai ler neste artigo:
Matemática: temas familiares e tempo a favor
A seção de Matemática seguiu a tradição das últimas edições, com um foco em conteúdos previsíveis como áreas de figuras planas, porcentagens, e diversas funções matemáticas. A estratégia de alternar questões desafiadoras com outras mais rápidas de serem resolvidas favoreceu a gestão do tempo, permitindo que o candidato se dedicasse mais aos itens complexos. Segundo de Sousa, algumas questões podiam ser solucionadas em menos de três minutos devido à simplicidade dos cálculos ou à facilidade de interpretação direta de gráficos e porcentagens.
Essa configuração ajudou os estudantes ao aplicar conceitos básicos e familiares já ensinados desde o Ensino Fundamental, garantindo que pudessem abordar o exame sem surpresas. Para os estudantes que desejam potencializar seus preparativos para futuras edições do Enem, vale a pena entender mais sobre o que vale mais na prova do Enem.
Ciências da Natureza: distribuição equilibrada
Biologia
Biologia manteve-se dentro do espectro de dificuldade entre média e baixa, trazendo como novidade um destaque para a fisiologia humana, algo que não vinha sendo comum nos últimos exames. Ainda assim, o exame foi considerado justo e acessível para aqueles que estavam bem preparados e atentos ao conteúdo. O professor André Bourg apontou que, embora a prova tenha apresentado temas raros, como zoologia, estava bem contextualizada e fácil de aplicar os conhecimentos adquiridos.
Física e Química
A prova de Física manteve um padrão previsível: poucos cálculos e simplicidade nas operações requeridas. Questões envolveram conteúdos de ensino médio como mecânica e termologia. Em Química, a abordagem envolveu tópicos como estequiometria e química orgânica, com algumas questões ligadas a questões ambientais. Com dificuldade entre média e fácil, a prova não surpreendeu os bem preparados, seguindo essa tradição de contextualizar o conteúdo em aplicações cotidianas.
Essas observações reforçam a importância de um estudo equilibrado e bem planejado para o Enem. Ao explorar melhor os recursos disponíveis, como cursos preparatórios eficazes e criação de cronograma de estudos detalhados, os estudantes aumentam suas chances de sucesso nas avaliações.
A serenidade com que os professores relatam o segundo dia de provas do Enem 2024 sugere que muitos candidatos sairão satisfeitos com suas performances, enquanto se preparam para entender mais sobre como usar a sua nota do Enem para acessar o ensino superior.
Leia também:
- 10 temas do Enem essenciais para estudar nas férias
- 3 motivos para continuar no 2º dia do Enem
- 5 dicas para escolher um cursinho com foco no Enem
- 6 dicas essenciais para a redação do Enem em cima da hora
- As possíveis pistas do MEC e Inep para a redação do Enem 2024
- As principais atualidades para o Enem 2024
- Aulões e técnicas de relaxamento final do Enem
- Calculadora de nota do Enem: saiba como funciona