O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem o cronograma definido. O anúncio foi feito por Camilo Santana, atual Ministro da Educação, confirmando o período de inscrições e as datas de aplicação das provas.
As datas oficiais marcam a abertura das inscrições entre 26 de maio e 6 de junho de 2025. O exame será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.
O que você vai ler neste artigo:
Divulgação do edital e inscrições
Segundo informações do Ministério da Educação, o edital com todos os detalhes do Enem 2025 será publicado em 31 de março. O documento vai trazer as orientações completas sobre formato, regras, estrutura da prova, atendimento especializado e cronograma detalhado.
As inscrições para o exame iniciam em 26 de maio e encerram oficialmente em 6 de junho de 2025. O procedimento deve ser feito por meio da Página do Participante, com uso do login do Gov.br. Além disso, os candidatos precisarão pagar a taxa de inscrição, exceto os que solicitarem e tiverem direito à isenção.
Pedido de isenção e justificativa de ausência
Os participantes que faltaram nas provas do Enem 2024 e pretendem solicitar nova isenção da taxa terão que justificar sua ausência. Ao mesmo tempo, o requerimento de isenção para o Enem 2025 também ocorrerá nesse prazo.
Confira abaixo o cronograma completo referente aos pedidos de isenção e justificativas:
- 📅 Publicação do edital: 31/03/2025
- 📅 Período para justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14/04 a 02/05/2025
- 📅 Resultado preliminar das justificativas e pedidos de isenção: 12/05/2025
- 📅 Prazo para apresentação de recursos: 12 a 16/05/2025
- 📅 Resultado final do recurso: 22/05/2025
Aplicação das provas
As provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro de 2025, dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os participantes deverão responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo domingo, será a vez das áreas de Matemática e Ciências da Natureza.
O formato da prova deve seguir o modelo tradicional, com 180 questões objetivas, além da produção textual. De acordo com o MEC, não estão previstas grandes mudanças na estrutura aplicada em edições anteriores.
Pontuação e uso dos resultados
Os resultados do Enem são referência para os principais programas de acesso à educação superior pública e privada. Entre eles estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além das universidades federais e institutos federais brasileiros, diversas instituições portuguesas também aceitam a nota como critério de acesso. Com isso, o desempenho no exame se mantém como ferramenta central para milhares de estudantes em todo o país.
Considerações sobre o Enem 2025
O calendário anunciado reforça a importância do planejamento dos candidatos ao longo dos meses que antecedem o exame. Com a confirmação das datas oficiais e do período de inscrição, estudantes devem se organizar desde já.
Tal organização é fundamental não só para garantir a inscrição dentro do prazo, mas também para otimizar o rendimento na preparação e alinhar estratégias de estudo visando cada uma das áreas cobradas na prova.
Leia também:
- 10 temas do Enem essenciais para estudar nas férias
- 3 motivos para continuar no 2º dia do Enem
- 5 dicas para escolher um cursinho com foco no Enem
- 5 livros de Daniela Arbex que já apareceram no Enem
- 6 dicas essenciais para a redação do Enem em cima da hora
- As possíveis pistas do MEC e Inep para a redação do Enem 2024
- As principais atualidades para o Enem 2024
- Aulões e técnicas de relaxamento final do Enem