Os 5 temas mais cobrados de língua portuguesa no Enem

A prova de Linguagens do Enem exige muito mais do que saber regras gramaticais. O exame foca principalmente na capacidade de interpretar textos e compreender significados.

A análise de questões anteriores mostra um padrão claro: cinco temas dominam mais de 70% das questões de Língua Portuguesa do Enem e indicam o que o candidato precisa priorizar nos estudos.

Competência leitora

Quase metade das 1.281 questões analisadas entre 2009 e 2024 explora a competência leitora. Em números, são 563 perguntas (46,88%) cobrando do estudante a habilidade de interpretar diferentes gêneros textuais — de tirinhas a editoriais.

A banca quer saber se o candidato consegue extrair informações explícitas e implícitas, identificar o tom do texto, o objetivo comunicativo do autor e o contexto onde ele está inserido. Um bom desempenho nesse tipo de questão requer leitura atenta e constante treino com diferentes gêneros discursivos.

Além disso, muitos enunciados relacionam fragmentos de texto com contextos sociais, culturais ou históricos. Portando, quem tem repertório de leitura mais amplo costuma sair na frente.

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Apreensão de sentido

Em segundo lugar no ranking, com 136 ocorrências (11,32%), está a apreensão de sentido. Essa habilidade envolve muito mais do que saber o significado literal de um termo.

O exame costuma cobrar:

  • Interpretação de expressões metafóricas ou figuradas;
  • Reconhecimento de ironia, humor ou duplo sentido;
  • Entendimento do efeito de títulos criativos sobre o leitor;
  • Análise da coerência semântica de palavras e expressões dentro do texto.

Nas questões desse tipo, o mais importante é perceber os elementos implícitos na linguagem. Muitas vezes, a resposta correta se revela na nuance de um verbo ou no contraste entre imagem e legenda em elementos como tirinhas e charges.

Estruturas linguísticas e aspectos discursivos

Já em 82 questões (6,83%), o foco é a observação de estrutura linguística aplicada ao texto. Aqui, o Enem cobra o uso da gramática não como teoria isolada, mas como elemento que altera ou clarifica o significado.

Entre os conteúdos mais recorrentes, estão:

  • Pontuação que interfere na compreensão;
  • Conectivos que indicam relações de causa, efeito, oposição;
  • Pronomes e coesão entre frases e parágrafos;
  • Vozes verbais e mudança da perspectiva enunciativa.

Compreender como a estrutura ajuda (ou atrapalha) a comunicação é essencial. Para evoluir nesse campo, o estudo da gramática deve ser feito sempre com base em textos reais, analisando o “porquê” por trás de suas construções.

Competência linguística

Apesar de envolver conhecimentos gramaticais, as 54 questões (4,50%) classificadas nesse grupo não pedem decoreba. Em vez disso, exploram o domínio da norma padrão com foco na clareza e adequação comunicativa.

A gramática entra como suporte para compreender e reescrever frases mantendo sentido. Por exemplo:

  • Substituição de tempos verbais de modo adequado;
  • Reconhecimento de inadequações sintáticas;
  • Revisões de concordância, regência e uso de pronomes.

Essas questões exigem atenção ao funcionamento da linguagem em contextos reais. O estudante deve saber quando e por que seguir determinada norma para manter a eficiência do texto, não apenas por correção formal.

Elementos da comunicação

O quinto tema mais frequente, com 50 ocorrências (4,16%), trata dos elementos da comunicação. Nesse tipo de questão, o foco está no modelo clássico da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código e contexto.

A prova costuma abordar esse tema por meio de campanhas publicitárias, tirinhas ou diálogos. O objetivo é identificar:

  • Quem fala e para quem;
  • O propósito da mensagem transmitida;
  • O tipo de linguagem ou canal utilizado;
  • A influência do suporte na interpretação da mensagem.

Esse conteúdo também tem forte diálogo com atualidades e aspectos sociais. Saber diferenciar, por exemplo, uma propaganda de um texto jornalístico ou identificar o sarcasmo de uma campanha irônica pode ser decisivo para acertar a questão.

Levantamento de questões por tema

A tabela abaixo resume a incidência dos cinco temas de Língua Portuguesa mais cobrados no Enem desde 2009:

Tema Número de Questões Porcentagem
Competência leitora 563 46,88%
Apreensão de sentido 136 11,32%
Estruturas linguísticas e aspectos discursivos 82 6,83%
Competência linguística 54 4,50%
Elementos da comunicação 50 4,16%

Como aplicar esse conhecimento nos estudos

Agora que você sabe o que mais aparece na prova de Língua Portuguesa do Enem, vale estruturar o cronograma de revisão com base nesses tópicos. Foque nas habilidades de leitura e interpretação, pois elas respondem por mais da metade da prova.

Além disso:

  • Use textos variados para treinar — tirinhas, editoriais, campanhas e crônicas são os mais recorrentes;
  • Ao estudar gramática, aplique os conteúdos em textos reais;
  • Resolva questões antigas para se familiarizar com os comandos do exame;
  • Explore a intencionalidade por trás das mensagens, especialmente em charges e propagandas.

Ao desenvolver essas competências de forma integrada, você estará mais preparado não só para o Enem, mas também para redigir bem e interpretar com profundidade nas diversas áreas do conhecimento.

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