A proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 trouxe uma temática atual e necessária: "Desafios da valorização da herança africana no Brasil". Para orientar os candidatos na construção de suas dissertações, a banca elaboradora disponibilizou uma coletânea de textos motivadores que servem como suporte, sem poderem ser meramente reproduzidos. A escolha por esta temática ressalta a importância de revisitar e reconhecer as influências africanas que moldaram, e ainda moldam, diversos aspectos da cultura brasileira.
Textos motivadores
Definição de herança
O primeiro texto motivador proposto foi a definição da palavra "herança" segundo o dicionário Houaiss. Este termo é entendido como um legado de crenças, conhecimentos, técnicas, costumes e tradições transmitido de geração para geração por um grupo social. Este conceito fornece a base para uma análise mais aprofundada sobre como a herança africana se manifesta nas sociedades contemporâneas, criando um ponto de partida robusto para os candidatos.
Epistemologia da ancestralidade
Em sequência, um trecho de Eduardo Oliveira no artigo "A epistemologia da ancestralidade" publicado na revista Entrelugares, discute como as culturas africanas e afro-brasileiras foram muitas vezes reduzidas a meras representações folclóricas. Isso enfatiza a necessidade de ultrapassar estereótipos, oferecendo uma visão mais abrangente e precisa da influência africana.
Provérbio africano
Um provérbio africano, acompanhado por uma ilustração de Rosana Paulino, também compôs os textos motivadores. A máxima, "Quando não souberes para onde ir, olha para trás e saiba pelo menos de onde vens", sugere que a compreensão do passado é crucial para a orientação no presente e futuro, destacando a sabedoria ancestral como ferramenta de reflexão.
História afro-brasileira nas escolas
Incluído na coletânea, um artigo do Jornal Unesp narra a evolução no ensino da história afro-brasileira. Este texto reflete sobre os avanços e desafios enfrentados por educadores ao integrar conteúdos relevantes sobre a população negra no currículo escolar, enfatizando sua importância cultural e histórica.
Samba-enredo "Histórias para Ninar Gente Grande"
O samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019, inserido como um dos textos motivadores, remexe em elementos ignorados ou omitidos da história oficial. Esse trecho sublinha lutas e conquistas de figuras afro-brasileiras, fornecendo um rico material para análise crítica.
Grafite de Zumbi dos Palmares
Por último, a coletânea incluiu uma fotografia de crianças admirando um grafite de Zumbi dos Palmares, tirada por Brenno Carvalho. Essa imagem ilustra a inserção visual de heróis afro-brasileiros no cotidiano urbano, simbolizando resistência e identidade.
Ao analisar esta seleção de documentos, é evidente que a banca do Enem pretende despertar uma reflexão crítica nos candidatos sobre a integração, desafios e verdadeiro valor da herança africana no Brasil. Este tipo de abordagem inspiradora promove discussões que vão além do reconhecimento, incentivando propostas de intervenção social que fomentem a valorização efetiva e inclusiva dessa rica herança cultural.
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