Inscrições do Fies 2026: confira o calendário completo

📱Ver Web Story

As inscrições para o Fies 2026 do primeiro semestre já têm data marcada: vão do dia 2 a 6 de fevereiro. Nesta edição, serão ofertadas 67.301 vagas, de um total de 112 mil previstas para o ano, segundo o Ministério da Educação.

O financiamento estudantil é voltado a estudantes de graduação em instituições privadas, e exige, entre outros critérios, desempenho no Enem e renda familiar por pessoa de até três salários mínimos mensais.

Como funciona o Fies

Criado em 2001, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) tem o objetivo de facilitar o ingresso no ensino superior privado oferecendo financiamento das mensalidades a juros baixos ou zero. Para concorrer, é necessário escolher uma instituição participante com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O processo seletivo usa como critério as notas do Enem — válidas as edições desde 2010. Para participar, o candidato precisa ter média aritmética mínima de 450 pontos nas cinco provas e não pode ter zerado a redação.

Outro requisito está relacionado à renda: o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por integrante da família.

GabaritoPRO com 95% de acurácia

Tenha o seu próprio Gabarito Extraoficial!

Ordem de prioridade na classificação

A seleção dos candidatos segue a ordem decrescente da nota do Enem. Em caso de empate ou quando o número de inscritos exceder a quantidade de vagas, há uma sequência de prioridade a ser adotada:

  • Candidatos sem diploma de ensino superior e que nunca utilizaram o Fies;
  • Candidatos sem diploma, mas que já quitaram financiamento anterior;
  • Candidatos com diploma e que nunca usaram o Fies;
  • Candidatos com diploma e financiamento anterior quitado.

Apenas uma chamada regular está prevista, seguida de uma lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes. A falta de confirmação ou ação dentro do prazo implica em perda da vaga.

Modalidade Fies Social

Uma das novidades recentes do programa é o Fies Social, voltado exclusivamente para famílias em situação de maior vulnerabilidade financeira. Nessa modalidade, 50% das vagas são reservadas para:

  • Estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esses estudantes têm direito ao financiamento de até 100% do valor do curso, facilitando o acesso ao ensino superior mesmo em casos de elevada vulnerabilidade socioeconômica.

Calendário completo do Fies 2026.1

O cronograma oficial já foi divulgado pelo Ministério da Educação e inclui as seguintes datas:

Etapa

Data

Inscrições

2 a 6 de fevereiro

Resultado da chamada única

19 de fevereiro

Complementação da inscrição

20 a 24 de fevereiro

Lista de espera

26 de fevereiro a 10 de abril

Durante esse período, todos os prazos precisam ser rigorosamente cumpridos pelos participantes, tanto para a confirmação da vaga quanto para apresentar os documentos solicitados.

Lista de espera

Os candidatos que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, sem necessidade de nova inscrição. Essa etapa será utilizada para ocupar vagas remanescentes até 10 de abril. Os pré-selecionados deverão seguir as instruções fornecidas no portal do Fies e manifestar interesse dentro dos prazos estabelecidos.

Em caso de não comparecimento ou falta de documentação, a vaga será disponibilizada ao próximo candidato da classificação geral, conforme a mesma ordem de prioridade.

Acompanhando corretamente o cronograma e cumprindo os requisitos, os estudantes têm uma nova oportunidade de ingressar no ensino superior por meio de financiamento facilitado.

Leia também:

Publicações relacionadas

Mec divulga edital do Fies 2026; confira detalhes

Prazo do Fies para complementação de inscrições termina sexta-feira (16)

MEC divulga vagas para o Fies 2026 a 2028