A partir desta terça-feira, 28 de janeiro, começam as matrículas para os aprovados na Fuvest 2025. O prazo para o processo presencial vai até sexta-feira, dia 31, enquanto a matrícula virtual pode ser efetivada entre os dias 24 e 26 de fevereiro, totalmente online.
Os candidatos devem ficar atentos não apenas aos prazos, mas também à lista de documentos exigidos. Um preparo adequado para esta etapa garante que os aprovados consolidem suas vagas na Universidade de São Paulo (USP) sem imprevistos.
O que você vai ler neste artigo:
Documentos necessários para matrícula
Para todos os aprovados, é imprescindível realizar a matrícula com a documentação solicitada. Abaixo, estão os critérios e exigências detalhados:
Documentos básicos obrigatórios
- Comprovante de formação educacional:
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente com seu Histórico Escolar;
- Diploma do ensino médio ou, caso tenha concluído ensino superior, o diploma oficial (nesse caso, incluir também o histórico escolar do ensino médio, caso tenha concorrido às vagas de ampla concorrência EP ou PPI).
- Documento de identidade oficial, em válido e legível.
- Fotografia recente, que pode ser submetida no formato digital.
Declaração adicional para vagas PPI:
Os candidatos que se autodeclararam pessoas negras (pretas ou pardas) ou indígenas, concorrendo às vagas PPI, deverão fornecer ainda uma autodeclaração de raça no momento da matrícula.
Prazos e chamadas
Quem não foi aprovado na primeira chamada terá novas oportunidades. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 10 de fevereiro. Veja os principais marcos:
- Pré-matrícula virtual – segunda chamada: 12/02 (8h) a 14/02 (12h).
- Efetivação da matrícula virtual: 24 a 26 de fevereiro.
- Lista de espera: manifestação de interesse pode ocorrer nos dias 24 e 25/02.
Além disso, para os candidatos que optarem pela lista de espera, a primeira convocação está prevista para o dia 7 de março. Portanto, fique atento a essas datas fundamentais para confirmar sua vaga.
Organize-se e evite atrasos
Prepare a documentação exigida antes do prazo final para evitar contratempos. É válido lembrar que o processo digital requer o envio de arquivos nos formatos PDF, JPG, PNG ou GIF, seguindo as orientações estabelecidas.
Com o cumprimento de todas as etapas, o ingresso na USP será garantido, iniciando assim uma trajetória acadêmica em uma das mais renomadas instituições do país. Boa sorte a todos os calouros!
Leia também:
- 10 temas do Enem essenciais para estudar nas férias
- 3 motivos para continuar no 2º dia do Enem
- 5 dicas para escolher um cursinho com foco no Enem
- 6 dicas essenciais para a redação do Enem em cima da hora
- As possíveis pistas do MEC e Inep para a redação do Enem 2024
- As principais atualidades para o Enem 2024
- As questões mais difíceis da 2ª fase da Fuvest 2025
- Atualidades de 2025 que podem cair na Fuvest