Inscrições do Sisu 2026 terminam hoje

📱Ver Web Story

Termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, o prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A seleção é a principal porta de entrada para universidades públicas com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, os candidatos podem utilizar as notas das edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Acesso Único do MEC, até as 23h59 no horário de Brasília.

Quantidade de vagas e instituições participantes

A edição de 2026 do Sisu reúne oportunidades em 136 instituições de ensino superior públicas, entre universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários. Ao todo, são ofertadas 274.816 vagas, distribuídas em 7.388 cursos de graduação por todo o país.

Essa ampla oferta reflete o esforço de inclusão e de ampliação do acesso ao ensino superior público. A variedade contempla áreas como engenharia, saúde, ciências humanas, tecnológicas e exatas, em diferentes turnos e modalidades.

GabaritoPRO com 95% de acurácia

Tenha o seu próprio Gabarito Extraoficial!

Como se inscrever no Sisu 2026

O processo de inscrição é realizado de forma totalmente digital. É imprescindível que o candidato tenha um cadastro ativo na plataforma Gov.br. Após o login, poderá selecionar até duas opções de curso — sendo a primeira a principal preferência.

Confira o passo a passo para fazer a inscrição corretamente:

  • Acesse o site do Sisu;
  • Faça login com o CPF e sua conta Gov.br;
  • Escolha até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência;
  • Selecione a modalidade de concorrência: ampla, Lei de Cotas ou ações afirmativas específicas;
  • Confirme os dados e envie a inscrição.

As opções de curso e modalidade podem ser alteradas a qualquer momento até o fim do prazo. A classificação é dinâmica e atualizada diariamente com base nas notas de corte parciais.

Resultado e lista de espera

O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Os convocados terão a partir de 2 de fevereiro para efetuar as matrículas nas instituições de ensino, respeitando os prazos estabelecidos por cada uma.

Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera — a janela para isso vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Essa etapa é vital para quem ficou próximo da nota de corte, pois muitas instituições convocam novos alunos a partir dela ao longo do período letivo.

Calendário do Sisu 2026

A seguir, os principais prazos:

Etapa

Data

Divulgação do edital

23 de dezembro de 2025

Período de inscrição

19 a 23 de janeiro de 2026

Resultado da chamada única

29 de janeiro de 2026

Matrículas da chamada regular

A partir de 2 de fevereiro de 2026

Lista de espera

29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026

É essencial que os candidatos acompanhem diariamente o site oficial e verifiquem se as informações de contato no cadastro estão atualizadas, facilitando a comunicação com as instituições.

Quem pode participar

Estão aptos a se inscrever no Sisu os candidatos que participaram de uma das três edições mais recentes do Enem (2023, 2024 ou 2025) e não tiraram zero na redação. O sistema considera automaticamente a maior nota obtida nas provas objetivas, além da redação.

Com a mudança implementada neste ciclo, ampliou-se o aproveitamento do desempenho dos estudantes em exames anteriores, o que oferece mais flexibilidade para quem optou por não fazer o Enem anualmente.

Modalidades de concorrência

O Sisu oferece diferentes modalidades de inscrição, com base nas políticas públicas de acesso ao ensino superior. São elas:

  • Ampla concorrência: todos os candidatos que não desejam se enquadrar em políticas de cotas;
  • Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), destinada a estudantes oriundos de escolas públicas, com subcotas para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda;
  • Ações afirmativas adotadas pelas próprias instituições, que podem incluir critérios regionais ou sociais específicos.

O candidato deve escolher corretamente a modalidade no momento da inscrição, pois a documentação comprobatória será exigida no ato da matrícula.

Com a proximidade do término das inscrições, é fundamental realizar a candidatura com atenção, verificando todos os dados e opções para concorrer com segurança a uma vaga no ensino superior público por meio do Sisu 2026.

Leia também:

Publicações relacionadas

Inscrições do Sisu 2026 terminam hoje à noite

Quantas parciais o Sisu 2026 tem

Menor nota de corte para Medicina no Sisu 2026 revelada