focoenem.com.br

 Diferença entre porque e porquê: uso correto dos porquês

"Porque" é usado em respostas e explicações. Ele pode ser substituído por "pois", "visto que" e outros termos similares. Exemplo: "Eu saí porque estava chovendo". Entenda que ele une duas orações que precisam de uma explicação ou causa comum.

"Porque": para respostas e explicações

"Por que" pode ser usado no início de perguntas ou para estabelecer uma relação com um termo anterior. Exemplo: "Por que você não veio?". Quando utilizado dessa forma, ele pode ser substituído por frases como "por qual motivo" ou "pelo qual".

"Por que": perguntas e termos relativos

"Por quê" aparece no final de perguntas, onde recebe um acento. Exemplo: "Você não veio? Por quê?". Ele é utilizado para indicar direta e enfaticamente a razão, normalmente seguido de um ponto de interrogação ou final.

"Por quê": usado no final de perguntas

"Porquê" é um substantivo utilizado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece geralmente junto de um artigo definido ou indefinido. Exemplo: "Não entendi o porquê da sua decisão".

"Porquê": substantivo que indica motivo

Use "por que" no início das perguntas. 2. Use "por quê" no final das perguntas. 3. Use "porque" para respostas. 4. Use "o porquê" como substantivo no meio ou fim das frases. Pratique para que esse conhecimento se torne automático!

Dicas rápidas para não errar

Contato

Tem uma pergunta, um comentário? Quer colaborar de alguma forma? Só tem algo legal para dizer? Eu adoraria ouvir de você! Envie-me uma mensagem. Obrigado! Email: