focoenem.com.br

Sisu 2026: o que fazer se você passou para o segundo semestre

Mesmo selecionado para o segundo semestre no Sisu 2026, você precisa cumprir etapas burocráticas imediatamente. A matrícula segue o cronograma unificado das instituições, ignorar o prazo causa perda da vaga.

Passei no segundo semestre e agora?

O Sisu 2026 adota edição anual única. As universidades definem previamente se a vaga é para o primeiro ou segundo semestre. O candidato deve conferir essa informação no sistema ou no edital da instituição.

Como funcionam as vagas em 2026

A principal dúvida é se deve esperar o meio do ano. A resposta é não. A matrícula deve ser feita agora, conforme o cronograma da chamada regular, independentemente de quando as aulas começarem de fato.

Matrícula antecipada é obrigatória

Não haverá um novo período de registro para quem começa na segunda metade do ano. Todas as convocações e envios de documentos estão concentrados nas semanas seguintes à divulgação dos resultados oficiais.

Atenção ao cronograma unificado

Prepare RG com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento. Além disso, o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio são indispensáveis para garantir seu Registro Acadêmico.

Documentos básicos necessários

Candidatos aprovados por cotas ou ações afirmativas devem apresentar comprovantes específicos, como renda familiar ou autoidentificação racial, conforme as normas detalhadas no edital de cada universidade.

Documentação para cotistas

Fique atento ao modo de envio. Algumas instituições exigem o upload digital de documentos escaneados, enquanto outras ainda solicitam a entrega presencial. Verifique sempre o site oficial da sua faculdade.

Formato de entrega dos arquivos

Se não passou na chamada regular, a manifestação de interesse na lista de espera ocorre de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. As convocações pelas universidades começam a partir do dia 11 de fevereiro de 2026.

Lista de espera e prazos

As inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro, com resultado em 29 de janeiro. As matrículas da primeira chamada começam em 2 de fevereiro. Organize sua agenda para não perder nenhum desses prazos críticos.

Datas importantes do calendário

As inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro, com resultado em 29 de janeiro. As matrículas da primeira chamada começam em 2 de fevereiro. Organize sua agenda para não perder nenhum desses prazos críticos.

Garanta sua vaga com segurança

Contato

Tem uma pergunta, um comentário? Quer colaborar de alguma forma? Só tem algo legal para dizer? Eu adoraria ouvir de você! Envie-me uma mensagem. Obrigado! Email: