Início » Exemplos de redações nota mil do Enem para motivação

Exemplos de redações nota mil do Enem para motivação

Publicado em

Os exames finais estão se aproximando, e estudantes de todo o Brasil estão em contagem regressiva para o Enem de 2024, que acontecerá no dia 3 de novembro. Neste período, muitas dúvidas circulam sobre como escrever uma redação que alcance a nota máxima possível. Olhando para as experiências bem-sucedidas do passado, é possível extrair lições valiosas das redações nota mil. Este artigo oferece uma perspectiva inspiradora e informativa sobre cinco redações nota mil ao longo dos últimos anos.

Inspirações de redações nota mil no Enem

1. Desafios para o trabalho de cuidado realizado pela mulher

Escrita por Victória da Silva Nascimento, a redação de 2023 destaca a luta contra a invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres. A estudante utilizou de referências culturais e filosóficas para ilustrar os desafios enfrentados por inúmeras brasileiras, concluindo com sugestões pertinentes para reverter essa invisibilidade. Victória fez uso de um argumento sustentado por referências a Simone de Beauvoir e John Rawls, mostrando assim como a integração de variados repertórios socioculturais pode enriquecer um texto.

2. Valorização de comunidades e povos tradicionais

Em 2022, Luís Felipe Alves Paiva de Brito trouxe à tona a discussão sobre a falta de valorização das comunidades tradicionais no Brasil. Através de exemplos históricos e atuais, a redação aborda as questões relacionadas à educação e sustentabilidade, duas áreas essenciais para modificar a atual realidade dessas comunidades. A estrutura organizada e a utilização de exemplos práticos destacam a clareza necessária para ideias complexas.

3. Invisibilidade e registro civil

Daiane Souza, com sua redação de 2021, discute a importância do registro civil e como a falta dele leva à invisibilidade social. Ao fazer alusões literárias e históricas, a estudante mostrou a relevância do registro como um direito de cidadania, propondo ações governamentais para aumentar a regularização. Sua abordagem focada em políticas públicas eficientemente demonstra como ataques aos problemas sociais podem trazer soluções viáveis.

4. Estigma das doenças mentais

Adrielly Clara Enriques, no ano de 2020, destacou o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Usando o filme “Joker” como ponto de partida, ela descreveu como preconceitos enraizados ainda afetam aqueles que sofrem de transtornos mentais. A redação incluiu narrativas históricas que explicam a origem desses estigmas e discutiu a importância das informações para dissipar preconceitos e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

5. Democratização do acesso ao cinema

A redação de Isabella Cardoso, de 2019, focou na dificuldade de acesso ao cinema no Brasil. Ela abordou temas como a elitização do setor e a falta de infraestrutura para acessibilidade, argumentando que tais barreiras limitam o impacto positivo que o cinema pode ter na sociedade. Com exemplos conectados à realidade constitucional do direito à cultura, Isabella propôs soluções tanto do ponto de vista governamental quanto comercial.

Estas redações demonstram que atingir a nota mil no Enem é totalmente viável se o estudante adotar uma abordagem crítica e embasada em múltiplos repertórios culturais e sociais. Integrar esses elementos com clareza argumentativa e propostas coerentes e bem estruturadas são aspectos que capacitam as redações nota mil, servindo como importante material de inspiração para os candidatos ao Enem 2024.

Para melhores resultados na prova, é crucial estudar estratégias de elaboração de propostas de intervenção e evitar erros comuns. Para saber mais sobre como preparar uma redação vencedora, confira este guia completo sobre a estrutura da redação do Enem.

Leia também:

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito