O concurso da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (Seplad PA) deve lançar novo edital em 2026, conforme planejamento do governo estadual. A informação consta no Diário Oficial e inclui a previsão de um Estudo Técnico Preliminar para contratação de banca organizadora.
Apesar de ainda não haver detalhes sobre cargos ou número de vagas, a expectativa é de que o concurso contemple áreas estratégicas do órgão, como já ocorreu na última seleção realizada em 2021.
O que você vai ler neste artigo:
Planejamento para novo edital em 2026
O governo do Pará estipulou como uma das metas do 1º semestre de 2026 a realização de um Estudo Técnico Preliminar (ETP), etapa fundamental para dar início a processos licitatórios e contratações públicas. O estudo visa viabilizar a escolha da banca organizadora para o próximo concurso da Seplad PA.
A medida aparece em decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de janeiro de 2026. O documento ressalta a importância do concurso como parte de uma demanda formalizada, com objetivo de suprir necessidades de pessoal no órgão.
Embora a publicação represente o primeiro passo oficial para a realização do certame, o governo ainda não divulgou o quantitativo de vagas ou os cargos que estarão disponíveis. As remunerações também não foram informadas.
A inclusão desse estudo no planejamento metade do ano mostra a intenção do governo para acelerar os trâmites administrativos a tempo de lançar o novo edital ainda em 2026.
Último concurso aconteceu em 2021
O último edital da Seplad PA foi publicado em 2021, ofertando 24 vagas para o nível superior, com validade até março de 2026. As oportunidades foram distribuídas entre três cargos cujas atribuições atendem áreas técnicas estratégicas da Secretaria.
Confira os dados do certame anterior:
| Cargo | Vagas | Escolaridade |
| Técnico em Gestão Pública | 15 | Nível superior |
| Técnico em Gestão de Infraestrutura | 6 | Nível superior |
| Técnico em Gestão de Informática | 3 | Nível superior |
Os aprovados na época atuam em funções como análise de processos, planejamento orçamentário, supervisão de infraestrutura e gestão de sistemas de informação, todos essenciais para o funcionamento da máquina pública estadual.
A seleção foi realizada pela AOCP e incluiu provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, totalizando cerca de 2.000 inscritos.
Competências da Seplad PA
Criada pela Lei nº 4.583, de 24 de setembro de 1975, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará tem como missão propor e executar políticas públicas de planejamento estadual. Trata-se do órgão central do sistema de planejamento governamental.
Dentre suas atribuições estão:
- Formular e garantir a aplicação da política estadual de desenvolvimento;
- Integrar as políticas públicas entre os diversos órgãos do Estado;
- Elaborar diretrizes para orçamentos e acompanhar sua execução;
- Avaliar ações governamentais com base em metas e resultados;
- Conduzir pesquisas socioeconômicas e institucionais;
- Sistematizar dados e informações técnicas para orientar decisões de governo.
A estrutura da Seplad reflete a importância do planejamento estratégico dentro do setor público, o que explica a recorrente necessidade de concursos para reposição e ampliação de seu quadro funcional.
Expectativa para o novo edital
Com a proximidade do fim da vigência do edital anterior e a inclusão do novo ETP nas metas de governo, há sinais concretos de que um novo concurso está a caminho. A realização do estudo técnico representa a etapa inicial que antecede a elaboração do projeto básico e, posteriormente, a contratação da banca.
Embora ainda não haja cronograma oficial, a expectativa é que, após o ETP, as etapas seguintes avancem ao longo de 2026. O lançamento do edital poderá ocorrer no segundo semestre, caso os trâmites sigam sem impedimentos.
A realização de concursos periódicos pela Seplad garante a continuidade dos serviços estratégicos do órgão e reforça o compromisso do Estado com a renovação do funcionalismo público.
Documentação disponível para consulta: sead-pa-1.pdf
Leia também:
- Análise detalhada das provas discursivas do CNU 2025
- Banca do concurso Procon ES será escolhida em fevereiro
- Câmara aprova cota para filhos de policiais em concursos públicos
- Câmara de Venda Nova do Imigrante abre concurso com 36 vagas
- Câmara dos Deputados: mudanças no edital 2026
- Canguru de matemática 2026: inscrição, pacotes e novidades
- Canguru de matemática Brasil 2025: confira o edital
- CNU 2024 divulga novas convocações para curso de formação
