Início » Redação do enem 2024: possíveis temas para estudar

Redação do enem 2024: possíveis temas para estudar

Publicado em
Temas possíveis para a redação do Enem

A redação do Enem, é uma das etapas mais temidas pelos candidatos, e não é para menos. Além de ser um dos componentes mais importantes para a nota final, ela exige uma combinação de habilidades: conhecimento atual, capacidade argumentativa, clareza na exposição das ideias e, claro, uma escrita coerente e bem estruturada. Portanto, antecipar-se e estar preparado para os possíveis temas que podem ser abordados na prova de 2024 é uma estratégia fundamental para garantir um bom desempenho.

Possíveis temas de redação para o Enem 2024

Problemas emergentes na era da tecnologia

Nos últimos anos, a tecnologia avançou em um ritmo avassalador, trazendo muitas inovações, como a inteligência artificial, aplicativos que transformam o cotidiano, e a chegada da rede 5G. Contudo, esses avanços também trouxeram novos desafios. A democratização da informação e a inclusão digital ainda são questões pendentes em muitos locais do Brasil, e as implicações sociais e éticas dessas tecnologias podem ser um tema quente para a redação.

Subtemas:

  • Inteligência artificial e emprego: Como a IA está moldando o mercado de trabalho?
  • Privacidade na era digital: Quais são os desafios para garantir a proteção de dados no mundo conectado?
  • Inclusão digital: Quais são os maiores desafios de levar internet e tecnologia de qualidade para populações marginalizadas?

Desigualdade e justiça social

A desigualdade social é uma realidade persistente no Brasil, onde a distribuição de renda ainda é extremamente desigual. Esse tema permite uma abordagem multifacetada, que pode incluir análises sobre o racismo e discriminação social, preconceito linguístico, etarismo, entre outros. A base deste tema é entender as causas e consequências das estruturas que perpetuam a exclusão e as diferenças entre os diversos grupos sociais.

Subtemas:

  • Preconceito linguístico: Como o modo de falar pode impactar oportunidades educacionais e profissionais?
  • Racismo estrutural: Qual o impacto do racismo nas oportunidades e condições de vida das populações negras no Brasil?
  • Etarismo: Como o preconceito por idade afeta tanto os jovens quanto os idosos no mercado de trabalho?

Crises globais e suas consequências

Com a guerra na Ucrânia e a constante tensão geopolítica mundial, as crises globais continuam a ser um cenário de preocupação permanente. Além disso, os efeitos do aquecimento global e a crise climática em andamento são fenômenos que permeiam discussões sobre o futuro da humanidade. Os impactos econômicos, sociais e ambientais dessas crises são temas que podem ser explorados na redação do Enem.

Subtemas:

  • Consequências da guerra na Ucrânia: Como a guerra influencia os preços de commodities e a economia global?
  • Aquecimento global: Quais as consequências imediatas do efeito estufa no Brasil?
  • Migrações e crise dos refugiados: Qual é o papel do Brasil no acolhimento de refugiados em crises globais?

Saúde e bem-estar

Tópicos relacionados à saúde têm sido consistentes na agenda do Enem nos últimos anos. Este tema pode envolver discussões sobre obesidade, sedentarismo, saúde mental, e o impacto da pandemia de COVID-19. A crescente preocupação com a saúde pública e as implicações sociais de temas de bem-estar tornam estas abordagens extremamente relevantes.

Subtemas:

  • Obesidade: Como políticas públicas podem combater a crescente epidemia de obesidade no Brasil?
  • Saúde mental na era digital: Qual o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens brasileiros?
  • Sistema público de saúde: Quais são os principais desafios do SUS em garantir atendimento de qualidade para todos?

Violência e segurança pública

Um tema recorrente em redações de anos anteriores tem sido a violência, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. A preocupação com a segurança pública é constante e amplamente discutida no Brasil, sendo este um dos desafios mais complexos enfrentados pela sociedade brasileira. A violência escolar, por exemplo, é um tema que ganhou força nos últimos anos, e a discussão sobre estratégias de combate a tais problemas pode estar presente na redação.

Subtemas:

  • Violência escolar: Como reduzir os índices de violência nas escolas e garantir um ambiente seguro para a educação?
  • Maioridade penal: Qual o impacto da redução da maioridade penal no combate à criminalidade?
  • Segurança pública no Brasil: Quais são as falhas e desafios para reduzir o crime e a violência nas grandes cidades?

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Outra área provável que continue a ganhar relevância é a sustentabilidade. A preservação ambiental, o consumo consciente e práticas sustentáveis são tópicos urgentes para o Brasil e para o mundo todo. Integrar o conhecimento sobre práticas de sustentabilidade com ações efetivas para mitigar danos ao meio ambiente pode ser um baita diferencial competitivo na redação.

Subtemas:

  • Reciclagem inadequada: Como a falta de políticas públicas efetivas no Brasil afeta práticas sustentáveis?
  • Sustentabilidade corporativa: Qual o papel das grandes empresas na promoção da sustentabilidade?
  • Impactos do consumo excessivo: Como o consumismo desenfreado afetou os recursos naturais e contribuiu para a crise ambiental?

Prepare-se com antecedência, ao estudar esses possíveis temas e suas diversas vertentes, o candidato amplia suas chances de enfrentar com segurança e clareza qualquer desafio proposto na redação do Enem 2024. Dominar esses tópicos e construir uma argumentação sólida como base para a dissertação é essencial para seu sucesso. Afinal, treinar e estar pronto para dissertar sobre temas complexos e atuais pode ser a peça-chave para se destacar na prova. Complete seus estudos sobre como melhorar sua argumentação na redação do Enem.

Lembre-se, uma preparação sólida inclui não só a leitura e compreensão dos temas, mas também a prática constante de redação, com feedbacks criteriosos que ajudem a aprimorar sua escrita ao longo do ano.

Leia também:

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito