Início » Alunos do 3º ano têm pré-inscrição automática no Enem 2025

Alunos do 3º ano têm pré-inscrição automática no Enem 2025

Publicado em

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio em 2025 estarão automaticamente pré-inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida busca incentivar o aumento da participação estudantil no exame.

Essa novidade foi divulgada por meio de vídeo publicado nas redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e marca uma mudança significativa no processo de inscrição.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba notícias sobre vestibulares, materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da educação.

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais.

Confirmação da inscrição e escolhas obrigatórias

Apesar da pré-inscrição automática, os estudantes precisam acessar a Página do Participante para confirmar sua inscrição no Enem 2025. Nessa etapa, também será necessário indicar a língua estrangeira com a qual desejam responder à prova: inglês ou espanhol.

O processo contribui para tornar o procedimento mais acessível e prático, reduzindo a chance de estudantes deixarem de participar do exame por falhas na inscrição. A iniciativa ainda prevê isenção automática da taxa de R$ 85 para alunos de escolas públicas matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

Visibilidade inteligente para sua marca

Entre em contato e anuncie aqui!

Datas e estrutura da prova

As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. Entretanto, algumas cidades do Pará terão calendário diferenciado. As provas nesses locais ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, conforme determinação do Inep.

Confira abaixo a divisão da aplicação das provas:

  • 📌 1º dia (09/11): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Redação – duração de 5h30;
  • 📌 2º dia (16/11): Ciências da Natureza + Matemática – duração de 5h.

Para as cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA), as datas mudam para:

  • 30/11 – primeiro dia do exame;
  • 07/12 – segundo dia do exame.

Cronograma completo do Enem 2025

O edital oficial foi publicado em 23 de maio de 2025. Abaixo, o calendário atualizado com os principais prazos:

  • 🎯 14 a 25/04: Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de taxa;
  • 🎯 26/05 a 06/06: Período de inscrições e pedidos de atendimento especial;
  • 🎯 Até 11/06: Pagamento da taxa de inscrição;
  • 🎯 13/06: Resultado das solicitações de atendimento especializado;
  • 🎯 Até 10º dia útil após a prova: Divulgação do gabarito;
  • 🎯 13/01/2026: Divulgação do resultado oficial do Enem 2025.

Outras mudanças confirmadas

Além da pré-inscrição automática, o Enem 2025 também marca a retomada da certificação de conclusão do Ensino Médio pela própria prova. Essa função havia sido descontinuada em edições anteriores, mas volta a compor o conjunto de possibilidades para estudantes que não concluíram a etapa na idade regular.

Com isso, candidatos a partir de 18 anos poderão utilizar a nota do exame nas áreas exigidas para conquistar o certificado de conclusão, uma alternativa já habitual até 2016, antes de ser substituída pelo Encceja.

Essa possibilidade amplia o papel do exame para além do ingresso ao ensino superior, incluindo também oportunidades de regularização educacional para o público jovem e adulto.

Contexto e impactos esperados

A pré-inscrição automática deve facilitar o acesso de milhares de estudantes ao Enem e, consequentemente, ao ensino superior e técnico. Com menos barreiras para começar o processo de inscrição, o Ministério da Educação espera elevar tanto o número de participantes como o índice de compromissos efetivos com os estudos.

Além disso, a medida pode contribuir para uma maior equidade entre alunos de escolas públicas e particulares, especialmente quanto à isenção de taxas. A expectativa é que o Enem 2025 registre um número de inscrições superior à edição de 2024, que teve cerca de 3,9 milhões de inscritos.

Em resumo, as medidas adotadas para a edição de 2025 posicionam o Enem como um exame ainda mais acessível socialmente e com forte papel estratégico na democratização do acesso à educação superior no Brasil.

Leia também:

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito