Moradores de Belém, Ananindeua e Marituba que participaram do Enem 2025 já podem conferir como se saíram na prova. O Inep liberou os cadernos de questões e os gabaritos oficiais aplicados nessas cidades para consulta pública.
Mesmo com denúncias de questões semelhantes a conteúdos previamente vazados, nenhuma pergunta foi anulada no estado. Confira abaixo os documentos para os dois dias de prova aplicados no Pará.
O que você vai ler neste artigo:
Gabaritos oficiais do Enem 2025 no Pará
As versões específicas da prova aplicadas em Belém, Ananindeua e Marituba ocorreram nos dias 30 de novembro (primeiro dia) e 7 de dezembro (segundo dia). Veja abaixo todos os links organizados por dia e cor do caderno de questões.
Primeiro dia – 30 de novembro de 2025
- Prova azul| Gabarito azul
- Prova amarela| Gabarito amarelo
- Prova branca| Gabarito branco
- Prova verde| Gabarito verde
As provas deste dia englobaram as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, bem como Ciências Humanas, além da tradicional redação.
Segundo dia – 7 de dezembro de 2025
- Prova amarela| Gabarito amarelo
- Prova cinza| Gabarito cinza
- Prova azul| Gabarito azul
- Prova verde| Gabarito verde
A aplicação do segundo domingo contemplou questões de Matemática e Ciências da Natureza, totalizando mais 90 itens.
Denúncias de vazamento não levaram à anulação
Reportagens dos veículos G1 e Folha de S. Paulo indicaram que ao menos cinco perguntas foram antecipadas por Edcley Teixeira, mesmo investigado por supostamente vazar a prova do Enem regular. Apesar da polêmica, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu manter todas as questões nos cadernos distribuídos no Pará, inclusive nas cidades com reaplicação.
A decisão gerou debates entre especialistas e estudantes, mas a posição oficial da autarquia foi a de garantir a segurança da aplicação com base nos procedimentos de monitoramento já estabelecidos.
Provas no Pará tiveram reaplicação das datas
Devido às investigações do suposto vazamento ocorrido na edição regular, o Inep optou por agendar novas datas para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Enquanto os demais participantes realizaram o exame nos dias 9 e 16 de novembro, os paraenses compareceram às salas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A medida teve como objetivo assegurar isonomia para todos os candidatos, além de permitir que as autoridades tivessem tempo hábil para avaliar possíveis interferências nas provas originais.
Próximos passos para os participantes
Apesar de o resultado final ainda não ter data definida para divulgação, os estudantes já podem utilizar os gabaritos para estimar o desempenho com base no número de acertos. Vale lembrar que o Enem adota o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que significa que o número de acertos não é o único fator para definição da nota final.
Outros pontos importantes do cronograma incluem:
- Divulgação dos resultados: previsão para início de 2026
- Resultados dos treineiros: até 60 dias após os resultados gerais
- Período do Sisu: ainda será informado pelo MEC
Com a liberação das provas e gabaritos, os candidatos do Pará já contam com todas as ferramentas para revisar sua participação e começar a planejar seus próximos passos.
Leia também:
- 10 temas do Enem essenciais para estudar nas férias
- 3 motivos para continuar no 2º dia do Enem
- 5 dicas para escolher um cursinho com foco no Enem
- 5 livros de Daniela Arbex que já apareceram no Enem
- 6 dicas essenciais para a redação do Enem em cima da hora
- Alunos do 3º ano têm pré-inscrição automática no Enem 2025
- Análise do primeiro dia do Enem 2025
- Anos com mais e menos redações nota mil no Enem